Você pode utilizar a psicologia para alcançar a sua felicidade financeira. Adote uma nova postura: pare de culpar os "outros" pela situação em que se encontra, ao invés disso, adote uma postura mais construtiva e assuma o controle da sua vida.

O Governo pode até gastar demais e de forma errada, o que compromete a capacidade de manter o pagamento dos benefícios previdenciários, mas isso não é desculpa para você não controlar os seus gastos.

A empresa onde você trabalha não oferece um plano de previdência ou seguro de saúde, mas isso não significa que você não deva se preocupar em ter estas coberturas, sobretudo, se for casado e com filhos. O fato dos bancos anunciarem resultados recordes e os seus investimentos crescerem tão pouco não é desculpa para você deixar de investir.

Sentir-se frustrado com os "outros" é normal, mas isso não deve servir de desculpa para que abandone o seu planejamento financeiro. Ao invés de culpá-los e lamentar as injustiças do mundo, console-se: você não tem controle sobre o que acontece lá fora, mas pode, e deve, ter controle sobre o seu futuro.

Individualismo econômico
Na sociedade moderna, somos, cada vez mais, únicos responsáveis pela nossa felicidade financeira. Assim, ao invés de tentar transferir a culpa, lute pela sua felicidade financeira. Como? Simples: desenvolva um relacionamento mais saudável com o dinheiro e aprenda a poupar.

Uma vez adquirido o novo hábito, você retoma o controle das suas finanças, e consegue dormir mais tranqüilo. E, como estresse e felicidade andam em sentidos contrários, basta aprender a poupar que certamente você alcançará a felicidade financeira. Para ajudá-lo nesta tarefa, seguem algumas dicas simples, que podem fazer a diferença no alcance da sua felicidade financeira.