Páginas

22 agosto 2007

PENSE - Mundo Virtual (0822-004)

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias, que a tempos não sei o que são.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime né? Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:


- Tio, dá um trocado?

- Não tenho, menino.

- Só uma moedinha para comprar um pão.

- Esta bem, compro um para você. Para variar, minha caixa de entrada esta lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a Londres e as boas lembranças de tempos idos.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também. Percebo que o menino tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois me deixe trabalhar, estou muito ocupado, tá? Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir embora. Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer. Digo que esta tudo bem! Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição descente para ele.

Então ele sentou a minha frente e perguntou:

- Tio o que está fazendo?

- Estou lendo uns e-mails.

- O que são e-mails?

- São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet. Sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionários disse):

- É como se fosse uma carta, só que via Internet.

- Tio você tem Internet?

- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.

- O que é Internet?

- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.

- E o que é virtual?

Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar,tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.

- Legal isso.. Gostei!

- Mocinho, você entendeu que é virtual?

- Sim, também vivo neste mundo virtual.

- Você tem computador?

- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu indo ao colégio para virar medico um dia. Isso é virtual não é tio?

Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um:

- "Brigado tio você é legal!".

Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Créditos: Texto de autor desconhecido

FRASES - Confúcio (0822-003)

  • A sinceridade é o princípio e o fim de todas as coisas
  • De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
  • A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.
  • Não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
  • Todos comem e bebem; são poucos os que sabem distinguir os sabores.
  • Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha.
  • Cuida de evitar os crimes, para que não sejas obrigado a puni-los.
  • Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia de sua vida.
  • Não comas com quem te sustenta e te afronta.
  • Os homens ocultam uma vez por prudência o que por vaidade mostram dez vezes.
  • Um jovem em casa deve amar os pais, e fora de casa respeitar os velhos. Deve ser discreto mas, ao mesmo tempo, falar com convicção quando se fizer necessária a sua ação; deve amar a todos os homens, sem distinção, e alegrar-se com as pessoas de bom coração. Se assim se portar, terá condições de bem se governar e a outros.
  • Se tiverdes acesso à fama, comporta-te como se estivesses a receber um hóspede; se estiverdes no governo de um povo, comporta-te como se estivesses pronto a oferecer um grande sacrifício.
  • Para onde quer que fores, vai todo, leva junto teu coração.
  • Não te suponhas tão grande ao ponto de pensares ver os outros menores que ti.
  • Lembre sempre que existes porque existiram outros antes de ti.
  • Se queres demosntrar como queres ser tratado, trata desta forma primeiro aos demais.
  • Se o povo for conduzido apenas por meio de leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de punições, ele apenas procurará evitar a dor das punições, evitando a transgressão por medo da dor. Mas se ele for conduzido pela virtude e trazido à ordem pelo exemplo e pels ritos em comum, ele terá o sentimento de pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir contrário a ela e, assim, bem se comportará de livre e espontânea vontade.
  • As boas pessoas se aperfeiçoam quando têm oportunidade e corrigem os seus erros.
  • As boas pessoas analisam a si mesmas e cultivam a virtude.
  • As boas pessoas são factuais em seu discurso e consistentes em seus ato

Créditos: Copiado do site: http://an.locaweb.com.br/Webindependente/filosofiaoriental

O SEGREDO - Quem mexeu no meu queijo - parte 2 (0822-002)

O SEGREDO - Quem mexeu no meu queijo - parte 1 (0822-001)

16 agosto 2007

GOSTEI - Cinco Minutos (0816-001)


Créditos: Turma da Aliás: Elias Kfoury, Bruno Bicalho, Bruno Resque, Gustavo Black e Dani Morreale. Postado no Blog Caixa Preta

Se não encontrou o que queria, procure aqui, mas volte logo.

Pesquisa personalizada