Páginas

15 maio 2006

PENSE - Mapas Mentais (0515-001)

Como mapas mentais expandem sua inteligência

Algumas possibilidades já descobertas

Mapas mentais são ferramentas, entre outras coisas, de pensamento, de organização, de visualização, de integração de conhecimentos. Assim como uma ferramenta comum expande sua força física e em geral sua capacidade de realizar consertos e produzir objetos, também os mapas mentais expandem sua inteligência nesses aspectos. Este artigo mostra algumas das possibilidades que tornam isso concreto e real.

Há várias definições e visões da inteligência; o conceito que usamos aqui é que inteligência é a capacidade de definir objetivos e estratégias para sua consecução (ou similarmente, como definiu Stephen Pinker, autor de Como a Mente Funciona, "a inteligência consiste em especificar um objetivo, avaliar a situação atual para saber como ela difere do objetivo e por em prática uma série de operações para reduzir a diferença"). Distinguimos aqui a inteligência do tempo de resposta da inteligência: muitas pessoas, mesmo que não se acreditem muito inteligentes, se dedicarem 20 anos para uma mesma busca, podem realizar muitas coisas e até eventualmente revolucionar a física, como Einstein. Uma coisa é a inteligência, outra é a produtividade da inteligência. Consideramos que aumentar a produtividade de uma inteligência também é expandi-la.

Nos próximos dias estaremos colocando novas mensagem, que não tem o objetivo de esgotar as possibilidades de expansão de inteligência. Mostraremos apenas algumas que nós já identificamos – até agora.

Mapas mentais são relativamente novos e certamente há várias descobertas relacionadas a eles por serem feitas.


Créditos: http://www.mapasmentais.com.br/artigos/como_mm_exp_intelig.asp

Nenhum comentário:

Se não encontrou o que queria, procure aqui, mas volte logo.

Pesquisa personalizada