Páginas

11 maio 2006

PENSE - Energia Vital (0511-001)

Onde estão suas energias?
Prof. Luiz Machado - 09/05/2006


Você sabia que nós temos um dínamo no cérebro que gera energia para todas as necessidades? Que tal se eu lhe disser que podemos produzir a energia que consegue as coisas?

A Natureza age por finalidade. Isto significa que tudo o que Ela cria, produz, desenvolve é para atingir um objetivo definido. Daí conclui-se que o objetivo é o disparador das reações químicas no organismo para gerar a energia de que precisamos para viver e para conseguir resultados.

A energia da vida tem recebido várias denominações; como, por exemplo, od , como a chamou o barão Carl–Ludwig Von Reichenberg (1788 – 1869); élan vital, na terminologia de Henri Bergion (1859 – 1941); libido, como energia vital, de acordo com as teorias de Sigmund Freud (1856 – 1939); energia psíquica, segundo as teorias de Carl Gustav Jung (1875 – 1961); energia do orgônio, de acordo com as teorias de Withelm Reich (1897 – 1957); prana, princípio da vida, na teosofia; ch'i energia da vida (dos chineses).

Qualquer interpretação ou nome que se dê, o fato é que somos energia condensada, como toda matéria. E essa energia é transformada para criar o ser e preservar sua espécie. Pense em como uma semente germina...

Somente há poucas décadas, as neurociências identificaram em que região do cérebro se localiza o dínamo que gera toda a energia; é no sistema límbico, formado por determinadas estruturas bem no interior do cérebro e que são as mais responsáveis pelas emoções. Na verdade, as emoções são resultantes de transformações químicas que geram energia. O sistema límbico funciona em íntima conexão com o sistema glandular endócrino, o que é formado pelas glândulas que lançam substâncias diretamente no sangue. Então, é o conjunto formado pelo sistema límbico mais o sistema glandular que devemos ativar para conseguir resultados. Este é, na verdade, o sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE).

Devemos ter em mente que o sistema glandular é o nosso sistema energético.

De uma maneira bem simples, podemos dizer que, como organismos vivos, estamos sob o comando do sistema límbico, para atingir objetivos.

Com o desenvolvimento da inteligência racional, descobrimos como colocar no SAPE os nossos próprios objetivos e fazer com que eles sejam captados como se fossem objetivos da Natureza que, então, usa de todos os seus recursos para atingi-los. Podemos imaginar a força que tem este processo para obter resultados.

Mas os objetivos, para serem admitidos pelo SAPE precisam ser revestidos de emoções, com fascínio, arrebatamento, paixão, vibração, encantamento e a isso demos o nome de emotizar e, assim, dizemos que os objetivos para serem incorporados pelo SAPE precisam ser emotizados.

Os objetivos emotizados têm a capacidade de acionar o nosso sistema energético e atrair energia do cosmos.


Crédito: Professor Luiz Machado, Ph.D. Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
http://www.cidadedocerebro.com.br

Nenhum comentário:

Se não encontrou o que queria, procure aqui, mas volte logo.

Pesquisa personalizada